Lina Bo Bardi e o design de mobiliário modernista

O livro “Lina Bo Bardi Designer, O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947-1958 – Vol. 1” acaba de ser lançado pela Artemobilia Publicações. Com o apoio do Instituto Bardi e autoria do curador e galerista Sergio Campos, a obra de 356 páginas relata sobre a riqueza e o pioneirismo conceitual da produção de design de mobiliário de Lina Bo Bardi, que desde sua primeira criação, a cadeira do MASP 7 de Abril, influenciou a primeira geração de designers modernos, como Sergio Rodrigues. 

Cadeira desenhada para o Masp, em 1947

Desenhada em 1947 para ser usada em um pequeno auditório da primeira sede do Museu de Arte de São Paulo, que ela ajudou a fundar, juntamente com seu marido Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, a cadeira traz elementos da nossa cultura popular, como o assento de couro de sola selvagem costurada com barbante, a moda das vestimentas dos povos do sertão, dobrável e empilhável, assim como as populares cadeiras dos circos itinerantes.   

O autor relata, em detalhes, a impactante atuação do  Estúdio de Arte Palma, o primeiro escritório de design e arquitetura de interiores do Brasil, cujos móveis, muito adiantes de seu tempo, em boa parte foram inspirados em um dos mais perfeitos instrumentos de descanso, segundo Lina: a rede dos indígenas, os povos originários. Estes móveis diferiam de tudo que já havia sido produzido no Brasil e no mundo e eram encomendados por clientes e arquitetos visionários, como Vilanova Artigas, Rino Levi e Gregori Warchavchik.  

Foto: Thomas Scheier

Em plena era atômica, Lina Bo Bardi utilizou materiais vernaculares e totalmente inusitados na concepção de muitos dos seus móveis, como sola de couro selvagem, cordas náuticas, conduítes elétricos, cunhas de carro de boi, compensado de pinho, entre outros.  O livro procura mostrar como esta leitura e atitude reverberaram entre os designers contemporâneos, como os Irmãos Campana.  

O livro também aborda a editoria de Lina na revista Habitat, referência fundamental entre as publicações ligadas à cultura e arquitetura no século 20 no Brasil, espaço em que assume o compromisso com temas que a acompanharão em toda sua trajetória profissional, em seu país de escolha.

“Cadeira Art Palácio”, de 1948 – Imagem: Sergio Campos

Um capítulo é dedicado à lendária Casa Bittencourt, em São Paulo, residência da família de Mario Taques Bittencourt, que a encomendou ao arquiteto Vilanova Artigas e que, por sua indicação, foi mobiliada com peças autorais do Estúdio Palma, em 1950. Trata-se de um projeto único que teve a felicidade em reunir o que se tinha de mais vanguardista na arquitetura e no design modernos. Após 70 anos, o mobiliário original foi encontrado, restaurado e reinserido na casa para um inédito ensaio fotográfico por Sergio Campos, o autor.

 O ineditismo é uma das marcas registradas da obra literária que oferece generosa documentação nunca publicada, boa parte proveniente dos arquivos do Instituto Bardi/Casa de Vidro, do qual o livro conta com o apoio institucional. 

“Cadeira Três Pés”, de 1948/1949 – Versão de madeira – Imagem Sergio Campos

O segundo volume do livro, a ser lançado em 2023,  tratará do mobiliário que Lina Bo Bardi criou para sua Casa de Vidro, em 1951, a internacionalmente famosa Bowl Chair, também chamada por Lina como “Tigela”, bem como os móveis que desenvolveu no período em que viveu na Bahia e aqueles especialmente desenhados para o Sesc Pompeia.

Serviço

Lina Bo Bardi Designer | O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958 | Vol 1
Autor: Sergio Campos
Instituto Bardi/Casa de Vidro
https://portal.institutobardi.org/
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200,
Morumbi, São Paulo, SP