O livro “Lina Bo Bardi Designer, O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947-1958 – Vol. 1” acaba de ser lançado pela Artemobilia Publicações. Com o apoio do Instituto Bardi e autoria do curador e galerista Sergio Campos, a obra de 356 páginas relata sobre a riqueza e o pioneirismo conceitual da produção de design de mobiliário de Lina Bo Bardi, que desde sua primeira criação, a cadeira do MASP 7 de Abril, influenciou a primeira geração de designers modernos, como Sergio Rodrigues.

Desenhada em 1947 para ser usada em um pequeno auditório da primeira sede do Museu de Arte de São Paulo, que ela ajudou a fundar, juntamente com seu marido Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, a cadeira traz elementos da nossa cultura popular, como o assento de couro de sola selvagem costurada com barbante, a moda das vestimentas dos povos do sertão, dobrável e empilhável, assim como as populares cadeiras dos circos itinerantes.
O autor relata, em detalhes, a impactante atuação do Estúdio de Arte Palma, o primeiro escritório de design e arquitetura de interiores do Brasil, cujos móveis, muito adiantes de seu tempo, em boa parte foram inspirados em um dos mais perfeitos instrumentos de descanso, segundo Lina: a rede dos indígenas, os povos originários. Estes móveis diferiam de tudo que já havia sido produzido no Brasil e no mundo e eram encomendados por clientes e arquitetos visionários, como Vilanova Artigas, Rino Levi e Gregori Warchavchik.

Em plena era atômica, Lina Bo Bardi utilizou materiais vernaculares e totalmente inusitados na concepção de muitos dos seus móveis, como sola de couro selvagem, cordas náuticas, conduítes elétricos, cunhas de carro de boi, compensado de pinho, entre outros. O livro procura mostrar como esta leitura e atitude reverberaram entre os designers contemporâneos, como os Irmãos Campana.
O livro também aborda a editoria de Lina na revista Habitat, referência fundamental entre as publicações ligadas à cultura e arquitetura no século 20 no Brasil, espaço em que assume o compromisso com temas que a acompanharão em toda sua trajetória profissional, em seu país de escolha.

Um capítulo é dedicado à lendária Casa Bittencourt, em São Paulo, residência da família de Mario Taques Bittencourt, que a encomendou ao arquiteto Vilanova Artigas e que, por sua indicação, foi mobiliada com peças autorais do Estúdio Palma, em 1950. Trata-se de um projeto único que teve a felicidade em reunir o que se tinha de mais vanguardista na arquitetura e no design modernos. Após 70 anos, o mobiliário original foi encontrado, restaurado e reinserido na casa para um inédito ensaio fotográfico por Sergio Campos, o autor.
O ineditismo é uma das marcas registradas da obra literária que oferece generosa documentação nunca publicada, boa parte proveniente dos arquivos do Instituto Bardi/Casa de Vidro, do qual o livro conta com o apoio institucional.

O segundo volume do livro, a ser lançado em 2023, tratará do mobiliário que Lina Bo Bardi criou para sua Casa de Vidro, em 1951, a internacionalmente famosa Bowl Chair, também chamada por Lina como “Tigela”, bem como os móveis que desenvolveu no período em que viveu na Bahia e aqueles especialmente desenhados para o Sesc Pompeia.
Serviço
Lina Bo Bardi Designer | O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958 | Vol 1
Autor: Sergio Campos
Instituto Bardi/Casa de Vidro
https://portal.institutobardi.org/
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200,
Morumbi, São Paulo, SP