A impressão 3D de Michael Schmidt

O designer Michael Schmidt, norte-americano especialista em impressão 3D, esteve no Brasil na semana passada para o lançamento da coleção Primavera-Verão 2015 da Swarovski Elements, no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Em uma palestra para convidados, Schmidt falou sobre o uso da impressão 3D na moda e na decoração, além de seu apreço por arquitetura.
O designer é conhecido por criar os figurinos de grandes nomes da música como Madonna, Lady Gaga e Cher, além de ter criado o primeiro vestido com impressão 3D, exclusivamente para a diva burlesca Dita Von Teese. No ramo da decoração, criou instalações no Ace Hotel, em Palm Springs, no Palm Place Casino, em Las Vegas, e no Whole Foods Rotunda, em Newport Beach. Confira a entrevista com Schmidt realizada via assessoria de imprensa da marca.

Michael-Schmidt

Qual sua relação com o universo de decoração e design? Quando e como surgiu esse interesse?
Quando era um estudante do Ensino Médio, eu acreditava que iria entrar em Arquitetura. Eu sempre tive um apreço pela forma como o ambiente em que vivemos influencia nossas vidas em um nível emocional. As decisões que tomamos em relação aos espaços que habitamos são tão significativas como as nossas escolhas em relação a nossa aparência e as roupas que vestimos.
Minha primeira incursão no design de interiores foi quando me pediram para projetar as salas VIP da casa noturna Palladium em Nova York, no final dos anos 1980. Criei muros que mudavam de cor de acordo com a temperatura e também instalei pisos de couro preto onde foi cravejada a letra da música “Nightclubbing”, de Iggy Pop, em Braille.

Quais tipos de projetos você desenvolve? No seu portfólio há instalações, objetos de design e móveis também?
Eu fiz uma série de projetos de grande escala escultural ao longo dos anos. Fizemos uma grande cortina de cordas para o lobby do Hotel Ace em Palm Springs, CA. Projetei uma grande escultura “Wave” em bambu para o restaurante Simon no Palms, em Las Vegas, e recentemente terminamos um lustre enorme feito de âncora e cadeias agrícolas para o novo Ace Hotel, em Los Angeles. Eu sonho com a concepção de um lustre Swarovski algum dia!

Qual a inspiração para cada uma das obras (Ace Hotel, Palm Place e Whole Foods Rotunda)?
Minha inspiração vem sempre a partir do local da instalação e os tipos de pessoas que habitam e frequentam esses espaços. Projetar o interior, na minha opinião, não é diferente do que projetar a parte externa,mas se trata apenas de uma escala diferente.

Quais são os futuros projetos na área de decoração e design?
Atualmente estou desenvolvendo alguns projetos para alguns clientes em todo o país. Eu vejo cada projeto como um novo desafio emocionante.

O que você vê de tendência no universo de decoração e design em 2015?
Após a estética industrial-chic dos anos 1980 e 90, eu adoro o retorno do artesanato e à valorização de bens feitos à mão de qualidade, tanto em interiores e design de moda. Coisas que retêm a sensação do artesão que elabora os produtos ressoa nas pessoas em um nível profundamente original.

Fotos: divulgação e reprodução

 

Leave a Reply