O processo criativo de Guto Requena

Guto Requena

Durante a Feira de Design de Milão, que ocorre até o dia 13 de abril, o Spazio Rossana Orlandi, uma das mais respeitadas galerias de Arte e Design do mundo, expõe duas criações do arquiteto brasileiro Guto Requena: a “Cadeira Nóize” e a coleção “Era uma Vez”.
A primeira foi concebida digitalmente a partir da mescla do som captado nas ruas de São Paulo com ícones do design brasileiro, entre elas a cadeira Girafa, de Lina Bo Bardi – modelada em plataforma digital 3D, reproduzindo fielmente seu modelo físico. A partir de uma programação computacional feita pelo Estudio Guto Requena, com uso da linguagem Processing, deformou-se esse modelo digital através da sua fusão com o arquivo de áudio coletado na Rua Santa Ifigênia como telefone celular. O resultado é uma cadeira-manifesto, que para além do ato de sentar, instiga à reflexão. O arquivo digital resultante desse processo foi enviado via internet para a Bélgica, diretamente para uma máquina de impressão3D.

Já a coleção de vasos de vidro “Era uma vez” é composta por quatro peças de tamanhos diferentes, criadas a partir do registro de fábulas que a avó de Guto contava na sua infância, captadas pelo telefone celular em 2011 e utilizadas como base para a modelagem computacional dos vasos. O resultado é a alma das formas, geradas pela interpretação dos arquivos de áudio, que expressam através de suas curvas o drama narrativo dos contos. Os vasos foram fabricados pela técnica artesanal da moldagem de vidro por sopro e utilizam em sua composição vidro descartado.

Fotos e vídeos: Divulgação

Estúdio Guto Requena
www.gutorequena.com.br

Leave a Reply