As cores de 2016

O desejo de renovação é grande sempre que chega um ano novo. Que tal trazer novos ares para a casa, sem precisar encarar extensas reformas? Aposte em novas cores para as paredes, móveis e objetos de decoração. Segundo os birôs de tendências e institutos que desenvolvem cores para o mercado, 2016 estará recheado de tonalidades neutras, calmantes e que transmitem boas energias.
Pantone, pela primeira vez, elegeu duas cores juntas: Serenity e Rose Quartz. A combinação traz uma sensação de calma e relaxamento no ambiente cotidiano. Como um pôr do sol sereno, Rose Quartz nos leva à reflexão sobre nossos próprios espaços, enquanto Serenity, um azul transcendente, deixa aquela sensação de conexão de forma natural. Você pode optar por essas cores em tapetes e forrações, em pinturas ou acessórios decorativos. O ideal é fazer pares entre tecidos sólidos e estampados, mantas, travesseiros e roupa de cama. Também ficam bem em itens da cozinha e da mesa, bem como acessórios para casa como velas, tigelas, vasos decorativos e flores.
Para as Tintas Coral, 2016 será marcado pela cor Ouro Monarca, um ocre-dourado que vai bem em ambientes internos e também na área externa. Trata-se de um tom versátil, que combina com outras tonalidades, criando diferentes efeitos e se adequando a vários estilos de decoração.

COR DO ANO copy COR DO ANO2 copy
Os tons de verde também estarão em alta este ano. Tanto que a Eucatex elegeu o Hortelã como sua cor do ano. A aposta predomina na natureza entre sementes, brotos e folhas, evoca a revitalização e a vitalidade, pontos essenciais para equilibrar o dia a dia agitado da vida moderna. Segundo Elizabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC) e consultora de cores para a empresa de tintas, os diversos tons de verde contemplam também a decoração de ambientes, proporcionando a fuga da exaustão tecnológica, o que leva à introspecção intelectual alimentada pela cor. Com isso, a cor é ideal para harmonizar os lares com esperança de frescor e energia.

A Suvinil também escolheu um tom de verde como prioridade. O Água-Marinha traz a ideia do verde iluminado e contemplativo do mar do Caribe e ainda o verde utilizado na arquitetura Art Déco, inspiração recorrente no design. É também uma variação de tonalidade da pedra de mesmo nome, representante da tropicalidade brasileira. Acalma, aumenta a criatividade, clareia a percepção e desenvolve a tolerância em relação ao outro.

Já a Sherwin-Williams escolheu o Alabaster SW 7008 como sendo sua cor de tendência, um tom off-white e discreto. A tonalidade representa o simples, o singelo, o bem-estar e uma atmosfera pura, que oferece um oásis de calmaria, espiritualidade e um alívio visual. Não é frio e nem excessivamente quente.

COR DO ANO3 copy COR DO ANO4 copy

Fotos: divulgação e reprodução (via Pinterest)

Serviço

Eucatex – www.eucatex.com.br

Pantone – www.pantone.com.br

Coral – www.coral.com.br

Suvinil – www.suvinil.com.br

Sherwin-Williams – www.sherwin-williams.com

 

Leave a Reply