O universo minimalista de Tenka Gammelgaard

Tenka Gammelgaard

 

Conhecida por suas obras de arte minimalistas, a designer dinamarquesa Tenka Gammelgaard já expôs seus trabalhos em galerias de arte da Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e França. Com uma paleta de cores cheia de requinte, baseada nos tons preto, branco, prata e dourado, suas telas são delicadas e a síntese do design escandinavo. Ao percorrer suas obras, você se depara com versos e frases da artista de mesma nacionalidade Karen Blixen, sua maior fonte de inspiração. Confira a entrevista exclusiva que o Decor Adorabile fez com a artista.

Destaque_Tenka Gammelgaard

Quando começou seu interesse por arte e design?
Eu cresci no meio do design dinamarquês, pois meu tio era professor da Royal Danish Academy. Sempre me rendi ao bom design, além disso, tenho muitos amigos designers.

De onde vem sua inspiração na hora de pintar?
Inspiro-me todos os dias nesse mundo maravilhoso em que vivemos, além de minha filha Noa, em autores dinamarqueses e músicos.

Você é famosa por seus trabalhos em preto e branco, prata e ouro. Por que escolheu trabalhar com motivos minimalistas?
Acho que o preto e o dourado são as cores mais bacanas deste mundo. Também gosto da filosofia sobre a cor preta e do modo como você mistura todas as cores juntas, resultando nesta tonalidade.

Como você define suas obras de arte?
À primeira vista, minhas obras são muito gráficas e minimalistas, mas quando você se aprofunda nas pinturas, você encontra histórias e referências da escritora dinamarquesa Karen Blixen.

Quais seus artistas preferidos?
Sempre surpreendo as pessoas quando digo que gosto da artista francesa Niki de Saint Phalle, pois adoro suas obras coloridas. Também amo as obras das escritoras dinamarquesas Karen Blixen e Suzanne Brøgger.

O que acha do design de interiores atualmente?
Hoje existem muitos designers novos e talentosos, mas ainda amo os antigos. Os clássicos ainda são tendência.

Fotos: Reproduçã0 (via tenka.dk)

 

 

 

Leave a Reply