Você já reparou como o mercado da construção civil está entregando apartamentos novos cada vez menores? Essa tendência é um reflexo da urbanização crescente, do custo de vida em grandes cidades e da escassez de terrenos, sendo necessário um melhor aproveitamento de espaço. Além disso, programas habitacionais, como o “Minha Casa, Minha Vida” e a acessibilidade econômica para a população de baixa renda também incentivam as construtoras a apostarem em moradias de espaços reduzidos.
Mas é possível morar com qualidade em apartamentos tão pequenos? Decorar um imóvel que tenha por volta de 30 metros quadrados é desafiador, mas com as escolhas certas de revestimentos e móveis adequados, você pode, sim, viver bem em espaços menores. Confira algumas dicas para deixar o apartamento pequeno aconchegante, bonito e funcional.
Como manter a ergonomia em pequenos espaços
A melhor opção ao decorar um apartamento pequeno é planejar cada cantinho para aproveitá-lo da melhor maneira. Estude o melhor layout, priorizando o conforto e a funcionalidade dos espaços, garantindo assim seu bem-estar. Por exemplo, a circulação mínima em áreas de passagem deve ser de pelo menos 60 cm. Na cozinha, a distância mínima entre bancadas e eletrodomésticos (como fogão, geladeira e pia) deve ser de 70 a 90 cm para garantir que as portas dos eletrodomésticos possam ser abertas com segurança. A bancada da pia precisa também ter no mínimo 60 cm de profundidade para o preparo de alimentos. Já no quarto, você precisa deixar essa mesma medida de circulação ao redor da cama, tanto nas laterais quanto na parte frontal, para permitir a movimentação confortável. O mesmo vale para o guarda-roupa para que as portas possam ser abertas e alguém consiga acessar o interior da marcenaria sem dificuldade.
Dessa maneira, para respeitar as medidas mínimas de circulação e garantir a boa funcionalidade dos espaços, você tem que priorizar móveis multifuncionais, apostar em soluções de armazenamento vertical, como prateleiras e nichos nas paredes e colocar armários planejados.
As melhores cores para locais pequenos
A escolha das cores é fundamental para ampliar visualmente um ambiente pequeno. Cores claras, como branco, bege e tons pastel, refletem mais luz, criando a sensação de um espaço mais amplo e arejado. Para dar profundidade e personalidade, use cores mais escuras ou vibrantes em pequenos detalhes, como almofadas, quadros, ou uma parede de destaque.
Os espelhos são grandes aliados na decoração de apartamentos pequenos. Coloque-os estrategicamente em locais onde possam refletir a luz natural, como perto de janelas. Espelhos grandes em paredes inteiras também podem criar a ilusão de um ambiente maior. Outra dica é utilizar móveis com superfícies espelhadas, como mesas de centro ou armários, para adicionar elegância sem ocupar espaço.
Como escolher móveis para apês pequenos
Prefira aqueles com design minimalista, que ocupam menos espaço. Escolha sofás e poltronas que tenham os pés elevados para criar uma sensação de amplitude, pois permitem que o chão fique mais visível.
Invista em peças multifuncionais, como sofás-cama, mesas dobráveis, camas com gavetas embutidas e bancos com espaço de armazenamento interno. Isso ajuda a liberar espaço para circulação. Para apartamentos pequenos sempre escolha móveis menores, proporcionais ao tamanho do ambiente.
Melhores revestimentos
Escolha materiais que ajudem a refletir a luz e proporcionar a sensação de continuidade ao ambiente. Os pisos claros são ideais e evite divisões entre os ambientes. Opte por colocar o mesmo revestimento em todo o apartamento, criando uma sensação de continuidade. Para as paredes, além de cores claras, você pode utilizar papéis de parede com texturas leves.
Plantas e flores em espaços reduzidos
Plantas e flores são bem-vindas em apartamentos pequenos! Elas trazem vida, frescor e personalidade ao ambiente. Escolha plantas de pequeno porte, como suculentas, cactos, ou em vasos suspensos. Os jardins verticais não ocupam espaço no chão e são uma ótima ideia.
Armazenamento vertical
Instale prateleiras, nichos e armários altos para guardar objetos sem ocupar o espaço no chão. Outra sugestão é aproveitar o espaço acima das portas para instalar prateleiras. Use ainda ganchos e suportes nas paredes para pendurar itens como bicicletas, cadeiras dobráveis, utensílios de cozinha, ou até mesmo roupas e acessórios.
Portas de correr
Caso precise, substitua portas convencionais por portas de correr, especialmente em banheiros, closets e varandas. As portas deslizantes em armários e guarda-roupas também são uma boa ideia, assim você não comprometerá a circulação do espaço.
Ambiente com luz natural
Para garantir a sensação de amplitude, aproveite ao máximo a luz natural dos ambientes, sendo assim, evite cortinas com tecidos pesados e opacos. Use iluminação embutida em cortineiros ou arandelas para liberar o espaço do chão. Prateleiras iluminadas também são boas opões, mas cuidado com os excessos, pois o ambiente pode ficar pesado.
Organização e desapego
O excesso de objetos é uma das piores coisas para espaços pequenos. Mantenha apenas o essencial e pratique o desapego. Use caixas organizadoras, gavetas com divisórias e organizadores em paredes para manter tudo em ordem.
Espaços integrados
Sempre que possível, integre ambientes, como sala de estar e jantar, para evitar paredes que diminuem a percepção de espaço. Utilize móveis que possam ser usados em diferentes contextos, como uma bancada que serve de área de trabalho e refeição.
Com essas dicas para espaços pequenos, você garantirá funcionalidade e conforto para seu apartamento. É fundamental planejar o layout e escolher móveis e elementos que maximizem o espaço disponível. E que tal ter uma ajuda profissional para decorar sua casa? O Decor Adorabile oferece diferentes tipos de serviços de design de interiores.