A vida corrida das grandes cidades, repleta de trânsito, faz com que, cada vez mais, tenhamos vontade curtir o lar com os amigos e a família, sem precisar sair de casa, não é mesmo? Para isso, o sonho de viver em um local espaçoso e aconchegante, com tudo o que precisamos, é uma necessidade.
Quando os proprietários compraram este imóvel em Alto de Pinheiros, São Paulo, a ideia era fazer uma mudança radical: eliminar a maioria das divisões, o que acarretava em um grande número de ambientes, com pouca luz e dimensões reduzidas. Sendo assim, o arquiteto Luciano Dalla Marta entrou em ação numa reforma que durou quase um ano. “Iniciamos com a demolição das paredes para integrar os espaços. A nova divisão do apartamento resultou em poucos ambientes, porém todos amplos e bem iluminados. Reestruturamos os espaços de forma que durante a semana tudo funcione no pavimento inferior, ou seja, com uma cozinha tradicional, sala de almoço, sala de jantar , living com televisão, escritório e dormitórios”, conta o arquiteto. Assim, todas as atividades do cotidiano podem ser executadas sem o uso das escadas.
Na entrada do apartamento, as portas foram substituídas por um painel com pintura gofratto cinza, que incorpora inclusive a sala de almoço com uma porta de correr. O piso ganhou taco palito de cumaru para proporcionar um ar bem contemporâneo e ao mesmo tempo aconchegante.
Já o andar superior foi configurado como se fosse uma casa de praia. A única divisão do pavimento é a do banheiro. O restante foi todo integrado, formando um grande ambiente com piso de porcelanato, lembrando o cimento queimado. A área externa abriga piscina de pastilhas verde-claro ( Vidrotil) e setor de descanso com bancos, sofá e plantas.
Fotos: Divulgação
Luciano Dalla Marta Arquitetura
Tel: (11) 3063-5720
www.ldmarquitetura.com