Todos nós guardamos objetos e roupas ao longo dos anos e ter que se desfazer de uma peça quando a casa está muito cheia não é tarefa fácil. É preciso exercer o desapego diariamente, só assim é possível deixar o lar em ordem, principalmente se o imóvel é pequeno.
Uma boa dica é começar a separar o que realmente é importante e o que tem utilidade. Por exemplo, se você tem uma roupa guardada que nunca usa é sinal de que está na hora de doar. Papéis em gavetas ou sobre a mesa também podem virar um transtorno e trazer a sensação de bagunça. Por isso, faça uma seleção – uma vez por mês – do material que pode ir para o lixo.
Na hora de organizar a casa, o ideal é reservar um espaço para cada item semelhante, como livros, CDs e DVDs, remédios, produtos de limpeza, roupas de cama, etc. O guarda-roupa também pode se transformar num vilão, pois nossa relação com ele é diária. Uma dica para tornar sua vida mais fácil na hora de se vestir é deixar as roupas da estação à vista. No verão, guarde os cobertores nas prateleiras do alto, pois não são itens usados com frequência. Cintos e colares podem ficar em suportes na parte interna da porta; calcinhas, cuecas e meias devem ser guardados em gavetas com divisórias.
As caixas organizadoras são uma ótima ideia para guardar diferentes objetos. Existem diferentes modelos no mercado que podem ainda dar um toque especial ao seu décor.
E não se esqueça da cozinha, uma despensa bem organizada, com potes para os mantimentos, ajuda no controle da validade dos alimentos. Veja algumas dicas para deixar o lar mais organizado.
Fotos: Reprodução (via Pinterest, This is Glamorous e El Mueble)